16 de jun. de 2010

Diário de Bordo! Talita

16/06
Quarta-feira
Hoje, acordei pensando na viagem, já organizei minhas coisas, essa viagem me deixou com uma curiosidade aguçada sobre como vivem na Espanha, acho que vai ser interessante conhecer um pouco da cultura local, e mais interessante vai ser voltar para epa e mostrar tudo que agente fez lá para os colegas, ver as fotos com todo mundo junto,tô mais ansiosa nesses últimos e muito feliz, Hasta la vista Espanha!


17/06
Quinta-feira
Hoje estou mais feliz e com vontade de ir logo, quero tirar bastante fotos  pelo meu celular, a viagem de avião não me assusta, o que me assusta é na hora de conversar com um espanhol, não conseguir falar, ou der branco,mas pelo menos não esqueço de dizer "hola!" ,  "compreendo" e o indispensável "adiós muchachos", com isso acho que já não me perco tanto na conversa.
Está chegando o dia...

18/06
Sexta-feira
No inicio do projeto, essa viagem parecia que ia demorar séculos e agora faltam apenas alguns dias, o projeto desde o inicio foi super legal mas eu achava que não teria capacidade, de ser escolhida para o intercâmbio por que minha capacidade de improviso é limitada, mas, como tudo na minha vida, nem sempre minhas idéias estão de acordo com as idéias das outras pessoas, e são elas que muitas vezes conseguem ver meu potencial e acreditar na minha força, coisa que eu mesma já cheguei a duvidar muitas vezes. o projeto também serviu para elevar minha auto-estima...
PRÓXIMA PARADA... ESPANHA...

22/06
Segunda-feira
Hoje acordei ás 10 horas da manhã, fui na  manicure fiz pé e mão, está quase tudo pronto, minha mãe já se acostumou com a idéia, eu estava mais anciosa do que nunca, demorei para dormir, fiquei debaixo  das cobertas, só pensando na viagem, e em quantas coisas boas tinham me acontecido nesses últimos dias. Realmente, ser positiva funciona, pelo menos comigo funcionou...
È amanhã...agora não tem volta....

23/06
Quarta-feira
Hoje é o dia da viagem. Acordei ás 8:30 me arrumei, terminei de arrumar a  mala, e fui para a escola com a Professora Miriam. Na escola já estavam todos do projeto, o Èrik, o Vitor, O Juliano, O Mateus. Depois tiramos umas fotos para uma jornalista. Estamos bem felizes, muito contentes , a animação é geral.
O projeto trouxe muitas coisas boas.acho que o roteiro já está previamente definido, mas sempre é bom tirar as dúvidas, para não ficar tudo para a última hora.
Faltam apenas horas...

23/06
Quinta-feira
Chegamos a Málaga e fomos recepcionados por Katrin e duas moças de portugal, que nos conduziram a uma kombi e nos levaram para um convento em Granada onde passamos a noite. Os argentinos já estavam lá, chegaram um dia antes.
À noite Èrik, Juliano e Mateus foram para uma festa junina com Miriam, eu dormi.

24/06
Sexta-feira
Enquanto os meninos e o Fernando dormiam, eu, Míriam e Vitor fomos junto com os Argentinos e os Portugueses nos banhar em águas termais, depois voltamos e fomos todos juntos pegar o ônibus que nos levaria para o camping.Chegamos ao camping á noite, montamos nossas barracas, preparamos a janta e ficamos aguardando a chegada dos alemães junto com os grupo dos Argentinos e dos Espanhóis. O camping era uma espécie de hotel, havia piscina e restaurante, alunos e tradutores ficavam nas barracas e os professores e coordenadores ficavam em chalés na parte superior do camping.

25/06
Sábado
Nos acordamos, e fomos tomar café no restaurante, depois nos reunimos na parte superior do camping, fizemos dinâmicas de apresentações, para nos conhecermos,e conhecermos nosso cronograma de atividades á serem cumpridas até o final do intercâmbio,depois voltamos para as barracas, e ficamos conversando (pelo menos tentando conversar) com os espanhóis e os argentinos até a hora do almoço. Depois almoçamos,  e tivemos mais um tempo livre, comecei minha amizade com Astrid,que estava no grupo dos espanhóis,conversei bastante também com os argentinos, Gaston, Fernando,Antonella,e  Cintia, conversamos muito e quando o assunto acabava eu contava piadas. Depois jantamos, eu e vítor ajudamos com a louça, e fomos para as barracas e ficamos conversando com Astrid até dormir.

26/06
Domingo
Nos acordamos, tomamos café e fomos todos caminhando para Beas de Granada,lugar onde realizamos a maior parte dos trabalhos,nesse dia fizemos dinâmicas propostas pelos argentinos, expressão corporal, depois, caminhamos  de volta para o camping, almoçamos, ficamos ainda algum tempo livre, depois voltamos para Beas de Granada, onde realizamos mais dinâmicas sobre musica e trabalho em grupo e os Argentinos apresentaram seu trabalho sobre ditadura militar que haviam feito na argentina, nós emocionamos e fizemos perguntas  a eles. Retornamos ao camping e eu fui para piscina com Astrid. HUum!

27/06
Segunda-feira
Depois de tomar café, e pegamos o ônibus  para a  cidade,lá nos dividimos em grupos mistos, com um representante de cada país, e um representante do grupo morava e conhecia Granada, tiramos fotos, conhecemos a cidade, perguntamos coisas para as pessoas que passavam nas ruas sobre Granada, depois almoçamos na casa de Astrid e fomos todos para o Intistituto de Alhambra, onde apresentamos nosso trabalho desenvovido no Brasil, e os outros grupos apresentaram seus trabalhos.
Jantamos em um restaurante perto do  Institituto de Alhambra, onde assistimos o jogo do Brasil, eu comprei uma bolsa nesse dia, depois voltamos de õnibus para o camping.

28/06
Terça-feira
Nos acordamos e após tomar café, fomos para Beas de Granada, onde o grupo Alemão apresentou seu trabalho, mostrou as fotos de sua escola, e os vídeos de seus teatros, depois falaram de como aconteceu a ditadura militar na Alemanha, e propuseram dinâmicas em grupo, depois voltamos para o camping, almoçamos, tivemos algum tempo livre, retornamos para Beas de Granada, e o grupo Espanhol apresentou seus trabalhos, apresentaram, fotos, vídeos e trabalhos em grupos juvenis com entrevistas.os Espanhóis também propuseram dinâmicas em grupo. Voltamos para o camping, jantamos, sentamos em uma roda com os Argentinos e conversamos sobre a copa do mundo, demos boas risadas, e fomos dormir.

29/06
Quarta-feira
Acordamos, tomamos café, e fomos para a parte superior do camping, fizemos dinâmicas e avaliamos nosso comportamento até o presente momento, os Alemães reclamaram das bitucas de cigarros jogadas no chão, o grupo dos espanhóis disse estar gostando muito do intercâmcio e que nós os Brasileiros, éramos muito simpáticos, o grupo dos Argentinos disse estar gostando do intercãmbio e que todos podíamos respeitar o horário de dormir. Depois, da avaliação, fomos almoçar, depois descemos para Beas de Granada,onde apresentamos o trabalho do grupo Brasileiro,e respondemos algumas perguntas,e propusemos dinâmicas em grupo,voltamos todos para o camping, eu e Vítor organizamos o jantar e a decoração junto com alguns professores,, Jantamos, dançamos um pouco, conversamos e fomos todos dormir.

30/06
Quinta-feira
Levantei, super atrasada, me vesti e sai correndo, fomos para o ônibus, que nos levou para a praia. Quando chegamos lá nos impressionamos: a praia não tinha areia e sim cascalhos. À tarde fui caminhar um pouco com Miriam, voltamos e lanchamos, todos, e ficamos só curtindo aquela praia maravilhosa. Voltamos para o camping só a tardezinha, eu e Astrid, depois de tomar banho, fomos dar uma caminhada,saímos do camping,demos uma caminhada, conversamos,e voltamos, jantamos todos e fim do dia.

01/07
Sexta-feira
Levantamos, tomamos café, ficamos com uma parte da manhã livre,conversei com Astrid, demos boas risadas,estava um dia realmente lindo, depois almoçamos todos no restaurante do camping.À tarde fomos para Beas de Granada, organizamos os preparativos da festa que íamos dar para o pueblo de Granada,cada grupo organizou uma parte  da festa e uma pequena apresentação,depois nos caracterizamos, nos maquilamos, e fomos junto com o grupo de percurssão,para convidar o pueblo, no meio do caminho, ensinei uma coreografia para as meninas do pueblo,e junto com o pueblo, voltamos para Beas de Granada, onde fizemos as apresentações, vendemos os trabalhos de cerâmica e iniciamos a festa. Pela noite, voltamos para o camping,conversei um pouco com cada grupo e bem tarde fui dormir.

02/07
Sábado
Acordei atrasada de novo, não tomei café, mas fui para o restaurante por que Miriam e Fernando estavam fazendo uma reunião, para as últimas combinações, ficamos na reunião por um bom tempo. Depois, ficamos mais um tempo livre, já começamos a arrumar nossas malas , conversei com Astrid e ficamos vendo Rubem fazer malabares com um objeto como o ioiô, muito curioso. Depois fomos almoçar, e novamente tivemos algum tempo livre, apoveitei para terminar de organizar minhas malas. Tivemos uma reunião para avaliação de estadia, de comida, de  tradução, de  acomodações, ainda gravamos vídeos para relatar nossa esperiência no intercãmbio. Depois eu, Astrid e Vitor fomos organizar a janta,e todos jantamos. Depois pintamos camisetas, nos abraçamos, os outros ainda fizeram uma última festa de despedida, eu fui dormir...


03/07
Eu fui chamada pelo Vitor ás cinco horas da manhã, Nany nos levou de kombi até o aeroporto de Málaga. Nos despedimos. E voltamos depois uns quatro voôs e  de 25 mais horas de viagem, contando o tempo de voô e a espera pelos voôs nos aeroportos.

Concerteza essa foi a melhor experiência de toda minha vida!

Um comentário:

  1. Márcia Giljunho 19, 2010

    Adorei as tuas constatações Talita...Não é só contigo que acontece isso. Bem dosado faz bem; chama-se humildade, mas em excesso não deixa a pessoa sair do lugar de tanto "medo". É só achar o ponto certo (que nem sempre esta no mesmo lugar!!!)
    Tu és mui legal...
    È assim??? socorrooooo Natália
    besos e boa viagem
    Márcia gil

    ResponderExcluir